A pílula azul ou a pílula vermelha? Árvore do Conhecimento ou Crença Acrítica? A Matrix não existe apenas nos relacionamentos, mas em tudo na vida. Será que você é um matrixiano em alguma coisa?

Eis um artigo que bota a gente para pensar e que pode transformar mentes e mundos.
"Você toma a pílula azul - a história termina, você acorda em sua cama e acredita no que quiser acreditar."
Morpheus, Matrix
No Universo Matrix, um membro autorizado de uma tripulação de Zion oferece a um possível humano na Matrix a opção de ingerir uma pílula vermelha. Fazer isso ativa um programa de rastreamento que permite que a tripulação localize o corpo humano na usina de energia Matrix. Uma vez que a pessoa é encontrada, comandos são enviados ao pod para despertar a pessoa.

Pílulas vermelhas parecem ter visto "falhas" da Matrix (por exemplo, um livro reaparecendo continuamente em uma prateleira, independentemente das tentativas de remover o livro), ou têm uma natureza e/ou consciência que questionam sua vida dentro da Matrix e se recusam a descartar os eventos estranhos - basicamente aqueles que descobriram a ilusão da Matrix.

De acordo com o personagem Morpheus, sair da Matrix pode ser traumático, principalmente para quem vive nela há muito tempo. Como regra, as equipes normalmente só oferecem a pílula vermelha para aqueles que não são mais velhos do que adolescentes. Depois disso, o risco de negação e episódios psicóticos da realidade da separação pode aumentar.

Esta regra foi violada por Morpheus ao resgatar Neo, que tinha aproximadamente 30 anos.

A pílula AZUL ou a pílula VERMELHA

A questão é se vale a pena perseguir a realidade, a verdade, o conhecimento. A pílula azul nos deixará como estamos, em uma vida que consiste em simples crença e fé cega e hábitos não examinados com o que nos foi entregue e memorizamos e mantemos como verdade.

A pílula azul nos deixa com o conforto de muitas coisas que acreditamos que receberemos se participarmos do mundo cotidiano e não examinarmos muito.
Escolhemos esta pílula se acreditamos que não precisamos da verdade para viver. A pílula azul nos permite manter nossas identidades e nossas lealdades com a família e amigos imperturbáveis.

A questão da Pílula Azul ou Pílula Vermelha na história da MATRIX ecoa a velha história da Bíblia das tradições religiosas ocidentais e a escolha do fruto da Árvore do Conhecimento ou da Árvore da Crença na Vida Eterna no Jardim do Éden.

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO ou a ÁRVORE DA VIDA

No meio do Jardim do Éden estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. A Árvore do Conhecimento era o conhecimento desejável para obter sabedoria de todas as coisas e do bem e do mal. Gênesis 3:5 "Porque Deus sabe que, quando dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal."

A árvore da vida era a árvore da crença e o conforto de acreditar que se viveria para sempre. Aqueles que escolheram a Árvore do conhecimento foram expulsos do Éden e impedidos de voltar ao fruto da crença na vida eterna ("uma espada flamejante que brilha para frente e para trás para guardar o caminho para a árvore da vida." Gênesis, 3,21).

O propósito de oferecer esta referência à história em Gênesis é levantar a comparação das escolhas que estão sendo dadas: Conhecimento e Crença. Não há intenção aqui de sugerir que o Conhecimento seja moralmente incorreto, mau ou pecaminoso.

O contraste é oferecido entre uma abordagem da vida baseada na fé motivada por uma esperança de alguma consequência ou resultado positivo, como a vida eterna, versus uma abordagem da vida guiada pelo conhecimento.

Alguns podem criticar qualquer escolha como sendo de alguma forma incorreta ou oferecendo o menor de uma vida. Alguns podem até caracterizar uma escolha como sendo moralmente incorreta. Tal crítica é evitada aqui por não ser relevante. As escolhas são apresentadas aqui como relevantes para o que é a Filosofia.

Diferenças entre a pílula AZUL e a pílula VERMELHA

A Pílula VERMELHA é o caminho da Filosofia, do Raciocínio, do Pensamento Crítico, de Ciência e de testes.
A pílula AZUL é aquela de crença simples e acrítica e tomada de decisão emocional.

Um dos temas centrais de Matrix é o conceito de que, se você deseja transformar seu mundo, deve primeiro identificar como foi programado, decidir se a programação é precisa e depois decidir se deve se reprogramar.

Você será desafiado em uma aula de Filosofia e em muitas outras disciplinas. Como você responderá ao desafio que a educação impõe às suas crenças, ao seu mundo da pílula azul?

Um bom exercício seria perceber que você já deve estar ciente de que as coisas nem sempre são como parecem ser ou como somos levados a acreditar.

Cite uma dessas coisas em sua vida. Isso deve abrir a possibilidade de que nem todas as crenças que consideramos verdadeiras são realmente verdadeiras e que pode ser de algum valor questionar crenças e examiná-las para determinar quais crenças têm mais evidências e razões para apoiá-las e distingui-las. de outras com menos apoio.

A filosofia é um método para fazer esse exame a respeito de algumas das questões, e questões mais básicas que o ser humano já enfrentou.

Os Perigos da Pílula Azul

Pensando que a Pílula Azul é o caminho a seguir, ela lhe proporcionará conforto, segurança, estabilidade e ordem, e envolverá grandes custos para quem usa essa abordagem de vida. Colocará em perigo uma sociedade dominada por esse tipo de pensamento acrítico.

Ela expõe aqueles que a usam a maiores riscos de infecções e doenças, pois não usarão as descobertas científicas mais recentes sobre as causas das doenças e a propagação da doença (NEGACIONISMO).

Permite que as pessoas tenham noções estereotipadas e preconceituosas de outros povos e ajam com base em alegações falsas. Apoia ideias e práticas racistas e sexistas e outras formas de discriminações e injustiças irracionais baseadas em crenças acríticas.

Ela submete os praticantes do caminho da Pílula Azul à vitimização por charlatães, vendedores ambulantes e aqueles que operam esquemas ponzi (esquemas de pirâmides) baseados em esperança irracional.

O caminho da Pílula Azul é atraente para aqueles que se preocupam consigo mesmos antes dos outros e com o presente a longo prazo, mas muitas vezes prova ser o oposto do que se esperava ao escolher a Pílula Azul.

CRENÇA E DÚVIDA

A crença e a dúvida são estados psicológicos opostos. Eles não podem existir em relação à mesma ideia ao mesmo tempo.

A filosofia repousa sobre um processo de investigação usando o método dialético para o pensamento. INQUÉRITO é um processo no qual a mente pode entrar para passar da dúvida à crença.

Pois o método e o estado de espírito da Filosofia, qualquer que seja a posição alcançada, deve estar sujeita a um processo contínuo de investigação e exame. Você não pode duvidar de suas dúvidas. Você pode submeter a dúvida à investigação para resolvê-la de uma forma ou de outra e chegar a uma crença. Você pode duvidar ou questionar uma crença e submetê-la a um exame crítico. Você não pode acreditar em uma dúvida. Você simplesmente duvida.

Então, Filosofia é pensar sobre crenças e estabelecer uma crença usando raciocínio e evidências sempre que possível. Trata-se também de continuar o processo de revisão de crenças ou posições assumidas usando o método dialético contínuo em meio a uma comunidade de indagadores que servem para reforçar o elemento crítico no pensamento cuidadoso.

Quando Tomar a Pílula Vermelha?

Até aqui, você deve ter compreendido a diferença entre a pílula azul e a pílula vermelha. Mas, em que situações você deve tomar a pílula vermelha?

Bem, estou considerando que você não quer estar acomodado numa zona de conforto e que deseja levantar questionamentos diversos. Se não for isso, se você acha que tudo está bom do jeito que está e que cada coisa já está em seu lugar ou que não adianta se esforçar porque nada vai mudar, então você já tomou a pílula azul sem saber. Você já vive na Matrix e não se deu conta ainda.

Contudo, se você começou a pensar que talvez as coisas não sejam bem assim, que pode haver algo a ser descortinado e quer saber como funcionam os mecanismos de cada coisa, então você está prestes a ingerir a pílula vermelha.

E, quando você deve tomar a pílula vermelha? Em todas as situações e áreas em que você for debruçar a sua atenção. Você pode e deve tomar a pílula vermelha quando for pensar e falar sobre tudo, e aqui eu quero destacar 2 áreas de muita importância nos dias atuais: política e relacionamentos.

Volte o texto e releia sobre os perigos da pílula Azul. Agora reflita como isso acontece no momento político em que atravessa o nosso país e também como isso pode impactar nos relacionamentos interpessoais, especificamente, entre homens e mulheres, que são o foco deste site.

Se você ainda vive na Matrix, irá relutar para algumas coisas que passou a enxergar e que no fundo não deseja mudar, especialmente no campo político. O mesmo pode acontecer quanto aos relacionamentos.

Agora você tem numa das mãos a pílula azul e na outra a pílula vermelha. Você tem nas mãos o poder de continuar uma ilusão acrítica, um mundo irreal e paralelo, ou de conhecer a verdade que liberta.

Você pode escolher tomar a pílula azul porque está relutando em mudar, porém, lá no fundo de si, sabe que está optando por manter-se na obtusidade.

A escolha é sua e sua vida será o que você escolher fazer dela neste exato momento.