MGTOW é a sigla em inglês para "Men Going Their Own Way", ou "Homens Seguindo Seu Próprio Caminho" em português. Mas, o que isso significa na prática? Por quê isso existe?

Movimento MGTOW

É um movimento, um estilo ou uma filosofia de vida que prega que o homem deve quebrar o paradigma de buscar um relacionamento com uma mulher e constituir uma família com ela.

Não significa, no entanto, que seus adeptos sejam celibatários, mas apenas que focam primeiramente em seu desenvolvimento pessoal sem estarem em relacionamentos que possam comprometer sua liberdade, obrigando-os a cumprirem o papel de provedores do lar.

O foco do Movimento MGTOW não são as mulheres em si, mas as leis feministas e ginocêntricas que pouco dão margem à defesa do homem frente a uma acusação feita por uma mulher.

Infelizmente, alguns caras, que não compreendem direito a filosofia do movimento e acabam por deturpá-lo, conscientemente ou não, contaminando-o com ideias misóginas.

O Movimento MGTOW está alicerçado em alguns pilares, como:

1 - A Rejeição ao Casamento

Seus membros rejeitam o casamento porque, em caso de divórcio, a mulher acaba ficando com metade do patrimônio, tendo contribuído ou não para a sua construção.

Como para uma mulher se divorciar basta apenas ela querer, e o homem não tem como impedi-la, então eles optam por não arriscarem-se.

Outro ponto a se considerar é que se a mulher acusar falsamente seu marido de agressão, este pode ser forçado a sair de sua própria casa.

2 - Rejeição a Paternidade

Mesmo que na lei exista a guarda compartilhada, raramente ela é concedida, e a guarda da criança sempre acaba ficando com as mães. Não há um tratamento igualitário neste ponto e isso é um fato.

Com relação à pensão obrigatória paga pelos pais, não há uma exigência ou alguma maneira de fiscalizar que esse dinheiro seja gasto essencialmente com o filho, podendo a mulher gasta da forma que bem entender.

3 - Rejeição à Morar Junto

Como pela lei a coabitação caracteriza união estável, casamento, muitos MGTOWs jamais irão juntar os trapos com suas namoradas, caso as tenham.

4 - Evitar Acusações Infundadas

Nem todos os MGTOWs desejam ter uma namorada, nem mesmo uma garota para sexo casual, simplesmente porque basta uma frase dela para arruinar a vida de um homem.

Acusações do tipo "Ele me estuprou", mesmo que o sexo tenha sido consentido, ou "Ele me assediou" podem ser feitas com meses e até com anos após o "ocorrido", então muitos optam pelo celibato, até porque hoje a Lei Maria da Penha se estende também aos namoros.

5 - Validação Interna

Quando um membro do MGTOW compra um carro, ele não o faz para mostrar seu status e para obter validação social, tampouco para atrair mulheres, mas apenas porque gostou dele. Ele não pensa em impressionar ninguém.

E esse mecanismo de validação interna abrange também seus hobbies, estudos, empregos, viagens, roupas, aparência, etc.

Resumidamente, MGTOWs são homens que conhecem os riscos de se envolverem com as mulheres e que, por isso, optaram por não arriscar.

Red Pill MGTOW vs Red Pill PUA

Se você não sabe o que é Red Pill, então primeiramente leia este outro artigo (Red Pill).

A Red Pill (RP) do Movimento MGTOW é diferente da RP que os PUAs estão acostumados.

Na RP dos PUAs, os temas giram em torno dos relacionamentos, do comportamento feminino, no autodesenvolvimento e nas dinâmicas sociais.

Já a Red Pill dos MGTOWs abrange igualmente relacionamentos, mas também economia, sociologia, política, demografia e filosofia.

Em termos práticos, a Red Pill MGTOW irá focar no combate aos exageros das leis feministas e no desbalanceamento que elas podem causar na sociedade, enquanto que a Red Pill dos PUAs irá se preocupar com a hipergamia feminina e como o homem deve buscar melhorar-se na aparência e na carreira a fim de obter maior valor no mercado sexual, destacando-se dos demais e atraindo, assim, as mulheres.

Existem ainda outras nuances e vertentes do Movimento MGTOW, mas esse detalhamento fica para uma próxima.

E você, já tinha ouvido falar de MGTOW? O que pensa a respeito? É ou conhece alguém que seja do movimento?

Escreve aí nos comentários.

Um forte abraço!