Senhores, quem de vocês aí usa sapato social no dia a dia? Ou você é aquele tipo de cara que no cotidiano fica ali de sneaker ou de bota e põe um sapato só para ir em eventos ou festas mais formais?

Não interessa qual é o seu caso porque nos dois você precisa saber como combinar o sapato com look. É sobre isso que nós vamos falar no vídeo de hoje.

A gente já recebeu várias mensagens de seguidores do (canal) El Hombre com dúvidas sobre a diferença entre os modelos de sapatos. Por exemplo, o que é o Oxford, um Derby, que raio significa um Monk Strap e assim por diante?

Para esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, nós fizemos um guia completo dos modelos de sapato social masculino.

Sapato Oxford

Então, eu vou começar com o mais formal e tradicional deles, que é o sapato Oxford. É um clássico que nunca sai de moda. O que define eles são os furos do cadarço que ficam no próprio corpo do sapato.

Sapato Oxford

Deem só uma olhadinha nessa foto (0:56m) para vocês entenderem que existem muitas variações de material, cor e corte do sapato Oxford, mas, o mais importante é você saber que é um sapato muito formal.

Você deve usar ele com terno ou, no mínimo, uma calça de alfaiataria e camisa. Não fica legal com calça jeans, não fica legal com calça de sarja, não fica legal numa calça jogger.

Eu sei que é meio óbvio, mas, sei lá, eu gosto dessas dicas porque a gente nunca sabe o que a pessoa vai aprontar, né?

Então, o coringa que todo homem precisa ter no armário é um Oxford preto de couro para aquelas situações mais refinados, mais sofisticadas, às quais nós vamos às vezes.

Sapato Derby

O próximo modelo é o Derby. Ele é muito parecido com o Oxford. Deem só uma olhadinha na foto (1:39m). A sutil diferença é que os furos do calçado ficam numa aba costurada no corpo (1:47).

Sapato Derby

Ele é um pouquinho mais casual do que o Oxford, mas sem perder a formalidade, então é muito versátil.

Se o seu Derby for marrom, aí você vai poder usar com qualquer tipo de look e qualquer tipo de calça, mas o Oxford marrom não. Os Oxford todos são bem formais, e Derby preto, o sapato preto é mais sério, entendeu? Então um Derby preto é mais sério que um Derby marrom.

Mas, não tem situação mais casual para você usar um Oxford marrom?

Não, não. Então, na verdade, um Oxford (na verdade um Derby) e marrom e preto são igualmente casuais, é isso mesmo?

Tipo, se você vestiu um Oxford marrom num look totalmente formal, só estará um pouco mais descontraído do que se vestisse um preto. Sim, exatamente. Mas é um look formal.

Bom, deixa eu fazer fazer um complemento, que tem alguns modelos de Derby que são de camurça (2:36), aí eles são mais casuais ainda, fica bem legal para você usar num look descontraído com calça de sarja, ou jeans (2:42).

Sapato Brogue

E, seguindo em frente, nós temos o sapato Brogue. Só que aí é uma pegadinha. Brogue, na verdade, não é um modelo em si de sapato, é uma característica dos sapatos que têm aqueles furinhos (3:06).

Sapato Brogue

Então, em geral, quando você vai falar desses sapatos e fala "um sapato Brogue", mas que você poderia chamar o nome completo, "um sapato Derby Brogue, um sapato Oxford Brogue, sapato Monk Brogue", como a gente vai falar mais pra frente, e assim por diante. De repente, uma bota Brogue, que são lindas.

Então, Brogue é o furinho, tá bom? E ele é bem versátil também. Eu acredito que a presença do Brogue dá uma descontraída de leve, é um pouco menos formal que o sapato liso, mas ainda assim você pode usar um Brogue com terno e você pode usar um Brogue com calça jeans. Aí vai depender do modelo dele e se combina com o outfit em geral.

Sapato Monk Strap

A próxima escolha, é a escolha dos ousados, que é um Monk Strap, que em português seria como "tira de monge". Engraçado esse nome, né?

Apesar dele ser menos popular do que os modelos que eu já citei antes, ele está muito em alta. Cada vez mais os homens estão usando.

No lugar no cadarço, ele traz uma alça e uma fivela (4:03), e aí você pode ter o Single Monk Strap, o Double Monk Strap, o Triple Monk Strap e, sei lá, deve ter uns loucos que já fizeram com 4 ou 5, né?

Sapato Monk Strap

Mas, via de regra, o modelo mais bonito é o duplo, que tem duas alças.

Assim como o sapato Derby, é bastante versátil, combina com looks formais e mais descontraídos também, e a mesma regra da cor serve aqui: preto, mais sério, marrom, mais relax.

Sapato Mocassim

Acho que chegamos agora ao famoso Mocassim. Ele é famoso por ser fechado ou seja você não precisa de cadarço para amarrá-lo (4:33).

Sapato Mocassim

Às vezes ele tem até um cadarço pequenininho no corpo, mas é meramente decorativo.

E, o Mocassim, ele tem um primo próximo, o irmão mais velho, sei lá, assim, ele tem um irmão gêmeo que é o Loafer.

Sapato Loafer

Eles são muito parecidos, só que o Loafer tem uma sola separada, já o Mocassim é um corpo único de sapato. Veja na foto do vídeo a diferença (4:55).

Então, assim, no fim das contas a construção é muito parecida, só que o Mocassim é muito mais casual, ele não vai combinar para você usar em looks formais, até porque a maior parte dos modelos é de camurça.

Claro, eventualmente, se você quiser usar com uma calça de alfaiataria, com terno, não tem problema, dá pra fazer também, mas, em geral, o que combina melhor com um terno é o Loafer que, por sinal, também pode ser usado com jeans e calça de sarja.

Outro primo próximo deles é o Mocassim Driver, que embaixo ele tem os pequenos cravos de borracha.

Sapato Top Sider

Para finalizar agora, um modelo de sapato náutico que é o Top Sider. Algumas pessoas chamam de Dock Side ou de Bolt Shoes, ou apenas de Sider, mas, no fim das contas é tudo a mesma coisa (5:34).

Esse calçado parece um híbrido do Derby com um Mocassim. Ele tem a costura lateral que nem o Mocassim e tem cadarço que nem o Derby, mas ele traz duas características distintas: primeiro, o seu solado é riscado. Por quê isso? Pra você não escorregar no no deck do navio, para você não escorregar em superfícies molhadas, afinal, é um sapato náutico; e, segundo, ele tem um sistema de amarração em 360 graus.

Sapato Dock Side

O Sider, ele é perfeito para usar em dias quentes e ocasiões diurnas, por exemplo, se você for num casamento na praia, essa é tua escolha, ou, se você quiser um sapato com bermuda, usa ele também.

Calça de linho é outra peça que combina com o Sider.

Então, é isso, senhores. Eu espero que esse vídeo (e este artigo) tenha ajudado vocês a saberem um pouco melhor quando usar cada tipo de sapato social masculino.

E, se você quiser saber também sobre roupas, num look mais minimalista, confira este outro post.

Até a próxima!

--------

Créditos do vídeo: Canal El Hombre