Você percebe quando alguém está te paquerando

Notar que alguém está te paquerando nem sempre é fácil. Algumas vezes ficamos na dúvida se a pessoa está apenas sendo educada em em outras sequer cogitamos que isso possa estar acontecendo. Se você é desse tipo, fique tranquilo, pois não está sozinho. 


Uma pesquisa realizada pelo professor de estudos da comunicação Jeffrey Hall da Universidade do Kansas nos Estados Unidos mostra que boa parte das pessoas também não percebe quando um flerte está rolando.



A primeira parte do estudo


Para a realização do estudo, formaram-se 52 pares (um homem e uma mulher) de estudantes universitários heterossexuais que não se conheciam.


Cada dupla ficou conversando numa sala por período entre 10 a 12 minutos. A única coisa que lhes foi dita é que estavam participando de um estudo sobre primeiras impressões.


Após o período em que conversaram a sós, cada um respondeu a um questionário que perguntava, entre outras questões, se em algum momento da conversa a pessoa paquerou ou notou que estava sendo paquerada pela outra pessoa.


Nas respostas, 30% dos homens acertaram quando as mulheres estavam flertando com eles.


Somente 18% das mulheres conseguiram perceber que estavam sendo paqueradas pelos homens.



A segunda parte da pesquisa


Num momento seguinte, o pesquisador pediu para mais de 250 pessoas analisarem a seis vídeos de um minuto cada das interações dos universitários, mas mostrando apenas uma pessoa de cada vez.


Assim como aconteceu com os estudantes, a maioria teve dificuldade em acertar quando estava rolando uma paquera por alguma das partes.


Em 66% dos casos essas pessoas acertaram que não estava rolando nada entre os jovens.


Apenas 38% conseguiu notar quando rolou algum clima por uma das partes.


Quando se dividiu os erros e acertos por sexo, apenas 22% das mulheres acertaram quando aconteceu um flerte pro parte dos homens.


Ambos os sexos detectaram com mais facilidade quando a paquera partia das mulheres. Isso pode significar que talvez elas sejam um pouco mais claras em suas intenções.



Conclusões


A conclusão que Jeffrey chegou foi de que realmente o flerte é difícil de ser percebido, e que se você acha que alguém não está interessado em você, talvez ela não esteja mesmo. Porém, se ela estiver, é bem provável que você não consiga notar.


Isso se deve porque a maioria das pessoas não sai por aí pensando em dar em cima de todo mundo o tempo todo (apesar de sempre existirem alguns).


Da mesma forma, nós também não saímos nas ruas pensando que seremos paquerados e desejados o tempo todo. Isso tudo gera uma desatenção para uma paquera.


O pesquisador disse ainda que houve casos no primeiro grupo, o dos estudantes, onde ambos relataram depois que estavam paquerando um ao outro, mas nenhum deles percebeu o clima. "Oportunidade perdida!" - lamenta Jeffrey.


O estudo completo por ser acessado clicando-se aqui.



Nossas opiniões


A primeira coisa que precisamos levar em consideração é que o estudo foi realizado com um público cujos hábitos e costumes são bem diferentes dos brasileiros.


O norte-americano geralmente é bem “travado” quando o assunto é paquera, ao contrário de nós, latinos, que temos a sensualidade e o calor humano impregnados em nossas vidas.


Também vale a pena destacar que, aquele que em algum momento estudou sobre sedução, sabe que “ler os sinais não-verbais” é muito importante para notar quando alguém está flertando conosco, não deixando passar uma boa oportunidade.


Enquanto que para a maioria dos homens muitas nuances passam desapercebidas, como tom de voz, postura corporal, toques sutis e gestos singelos, para outros estes são sinais muito claros do interesse por parte da mulher.


Conhecendo esses sinais, você também ficará sabendo quando alguém está te paquerando. Em momento oportuno falaremos sobre estes sinais e como reconhecê-los.


E você, já perdeu alguma oportunidade porque ficou “moscando” e não percebeu as deixas dadas pela mulher? Compartilhe sua história nos comentários abaixo.


Até mais!






[wpedon id=626]